Reconhecimento mundial

Violinista barroco conquista Diapason D´Or com “Sonatas de Leclair”

 

O violinista barroco Luís Otávio Santos acaba de conquistar o Diapason D´Or, o maior reconhecimento dado a um CD feito na França. O álbum premiado é "Jean-Marie Leclair - Sonates - A Violon Seul avec La Basse Continue", lançado no mercado europeu em agosto do ano passado. A crítica será publicada na revista francesa Diapason, na edição de março. Com o reconhecimento, o disco passa a ter distribuição e repercussão mundial.

O CD é o segundo trabalho solo do brasileiro e o trigésimo de sua carreira como integrante de grupos de música europeus. Lançado pelo selo alemão "Rameé", o CD traz quatro sonatas extraídas do Quarto Livro de Sonatas de Leclair, considerado um dos grandes representantes da literatura musical barroca, junto com os compositores Vivaldi e Corelli. Duas das sonatas interpretadas por Luís Otávio Santos neste álbum são inéditas, o que demonstra que há muito a se conhecer da obra desse francês, nascido em Lyon em 1696 e assassinado em 1764.

A gravação aconteceu em fevereiro, na Holanda, e contou com a participação de dois grandes músicos: o brasileiro Alessandro Santoro, no cravo, e o venezuelano Ricardo Rodriguez Miranda, na viola da gamba. Ambos residem na Holanda, onde dedicam-se à música. O CD foi trazido ao Brasil pelo próprio violinista, que participou do 15º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado pelo Centro Cultural Pró-Música. Luís Otávio também gravou Leclair no CD e no DVD da Orquestra Barroca, da qual é regente, durante o Festival.

O violinista barroco Luis Otávio Santos recebeu a notícia em Lisboa, onde está atuando no comando do grupo italiano Complesso Barroco, na temporada da Ópera de G.F. Handel "Dionísio Re di Portugalo". A obra está sendo representada no tradicional Teatro São Carlos, em Lisboa, considerado um dos mais importantes palcos do Sul da Europa. A produção cênica, com mise-en-scene em estilo barroco, terá versão em CD pela Virgin Classics, com gravação na Suíça, prevista para o próximo mês. Em abril, o violinista viaja à China, para uma turnê da Orquestra La Petite Bande, onde executará o violino solo de "As quatro estações", de Vivaldi.

 

Sobre o violinista

Luis Otávio nasceu em Juiz de Fora e iniciou seus estudos musicais aos 6 anos, no piano, e aos 8, no violino, sob orientação de Paulo Bosísio e Bernardo Bessler. Desenvolveu intensa atividade como integrante da Orquestra de Câmara Pró-Música, sob direção de Nelson Nilo Hack. Foi o responsável pela criação da Orquestra Jovem Pró-Música, atuando como professor de violino para crianças, através do Método Suzuki. Integrando o Conjunto Pro-Musica Antiqua, dedicou-se aos instrumentos de época, em especial ao violino barroco.

Fundou os Solistas de Câmara, com o qual realizou vários concertos e gravações para a televisão. Em 1990, ingressou no Conservatório Real de Haia, Holanda, estudando violino barroco com Sigswald Kuijken e cravo com Jacques Ogg. Em 96, recebeu a graduação máxima da instituição, o “Solist Diploma”. Desde 92, é um dos principais membros e solistas da L aPetite Bande, uma das mais conceituadas orquestras barrocas no panorama mundial. Integra outros grupos, como Ricercar Consort, Lê Concert Français e De Nederlandse Bachverening. Atua sob direção de importantes artistas, como Sigiswald Kuijken, Phillipe Pierlot, Gustav Leonhardt e Pierre Hantai, o que resultou na gravação de dezenas de CDs, programas para rádio e TV e turnês pelo Brasil, Argentina, Estados Unidos, China, Japão e países da Europa.

Em 93, realizou uma turnê brasileira com o grupo Colegium Musicum Nederlandensis, interpretando As Quatro Estações, de Vivaldi, com aclamada gravação para a TVE. Em 2000, gravou a integral das Sonatas de J.S. Bach para o selo holandês “Brilliant”. De 1997 a 2001, foi professor de violino barroco na “Scuola di Musica di Fiesole”, Itália, e, desde 1998, é professor no Conservatório Real de Bruxelas, Bélgica.

 

ANTERIOR                                      VOLTAR                                       SEGUINTE


             HOME            

lique aqui  para adquirircom foto de Ouro Preto

Adquira, leia, comente e divulgue o livro BANDA DE MÚSICA, a "Alma da Comunidade"    

Home***Quem somos*** cidade***Hotéis/pousadas***Distritos***Atualidades***Cultura***Notícias

Pau na moleira***Textos***Curiosidades***Manual de viagem***Links úteis***Pesquisa***Negócios***Fale conosco