BANDA DE MÚSICA, a "Alma da Comunidade"

 

 

Em 1982, animado por bons resultados obtidos pela Sociedade Musical União Social desde sua revitalização em 1977, Nylton Batista, então presidente da mesma, resolveu reunir em livro algumas passagens da banda, bem como aspectos gerais das bandas civis e registros deixados por antigo músico, Eugênio Gulberto de Lemos, irmão do maestro Randolfo José de Lemos e pai de Teodolino de Lemos, ex-presidente da "União Social". Apresentados os originais, sem nenhuma pretensão, ao secretário de Turismo e Cultura/Prefeitura Municipal de Ouro Preto, jornalista Angelo Oswaldo de Araújo Santos, este firmou convênio com o então Instituto de Artes e Cultura/Universidade Federal de Ouro Preto - IAC/UFOP, possibilitando então a publicação do BANDA DE MÚSICA, a  "Alma da Comunidade". O lançamento ocorreu, dia 5 de novembro de 1982, na sede da "União Social", em Cachoeira do Campo, dentro da programação da XV Semana do Aleijadinho, promoção da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Clique AQUI para ampliar o convite

   

Passados vinte e sete anos, o autor volta com nova versão, acrescentando críticas e denúncias ao romantismo da primeira edição. Durante esse período muitas coisas mudaram; tanto dentro quanto fora em relação às bandas. Se antes elas se ressentiam da falta de jovens em suas fileiras, nos últimos anos a situação se inverteu com o ingresso de legião deles, desde crianças entre oito e doze anos. E as bandas ainda foram enriquecidas com o elemento feminino, quebrando o tabu de que banda de música é reduto masculino. Ao contrário de antes, famílias passaram a procurar a banda, confiando-lhes filhos para o aprendizado musical e ingresso em suas fileiras. Mas ainda há muito que fazer para termos a banda de música no espaço que merece dentro da sociedade. É isso que o autor propõe na segunda edição do BANDA DE MÚSICA, a "Alma da Comunidade"

   

capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro BANDA DE MÚSICA, A Alma da Comunidade, de Nylton Batista, estará à venda no estande do Grupo Editorial Scortecci, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a se realizar no período de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Localização do estande Scortecci: Avenida 1 com a rua M

A versão atual vem sob o selo União Brasileira de Escritores/Scortecci Editora - UBE/Scortecci e será lançada em tarde de autógrafos, dia 15 de maio/2010, das 15h30 às 18h00, na Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - São Paulo-SP.

 

 

No sábado seguinte, 22 de maio, às 20h00, sob a coordenação da Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo-AMIC e Sociedade Musical União Social, será feito lançamento, em noite de autógrafos, na sede da própria "União Social", em Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG.

 

 

 

 

 

O livro pode ser adquirido mediante contato pelo e-mail [email protected]

 

preço: R$30,00 + despesas de correio

 

 

 

 

 

 

contracapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme  convite ao lado, Nylton Batista estará na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 21 de agosto, das 19h30 às 21h00, quando encontrará com leitores e autografará exemplares do seu livro, BANDA DE MÚSICA, A Alma da Comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

   

GALERIA DE FOTOS DO LANÇAMENTO EM SÃO PAULO

   
   
   
   
   
   
   
   

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS DO LANÇAMENTO EM CACHOEIRA DO CAMPO/OURO PRETO-MG - SEDE DA

 SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO SOCIAL

   
   
   
   
   
   
   
                 

             HOME            

lique aqui  para adquirircom foto de Ouro Preto

Adquira, leia, comente e divulgue o livro BANDA DE MÚSICA, a "Alma da Comunidade"    

Home***Quem somos*** cidade***Hotéis/pousadas***Distritos***Atualidades***Cultura***Notícias

Pau na moleira***Textos***Curiosidades***Manual de viagem***Links úteis***Pesquisa***Negócios***Fale conosco