PAU NA MOLEIRA
... da
administração municipal de Ouro Preto
passageiros
abandonados
Respeito ao
público e atendimento às necessidades básicas da população são
constantes dos discursos de todos os candidatos. Entretanto, vencida
a fase das urnas, "esqueçam o que disse" e cada um que se vire como
puder! É o que acontece quase sempre. Por sua posição
estratégica, Cachoeira do Campo recebe grande contingente de pessoas
em trânsito para outros pontos do município, do estado e do país.
Por isso, o embarque e desembarque de passageiros supera, em
números, o mesmo movimento de muitas cidades. Até há poucos dias,
havia pequeno galpão dotado de sanitários e bancos. Não era o que o povo
merece, mas um quebra-galho que ajudava na hora do aperto.
Descansava-se um pouco à sombra ou ao abrigo da chuva, enquanto a
condução não vinha. A nova administração entendeu que o quebra-galho
já era luxo demais e não renovou o contrato com o proprietário do
imóvel. Ao mesmo tempo, anunciou que construirá a tão reclamada
estação rodoviária, como se o simples anúncio resolvesse toda a
questão. Enquanto isso, passageiros em trânsito ficam ao abandono.
Até quando, o abuso da paciência do povo?
Um passo atrás
Felizmente, em
dezembro/2005, a administração municipal reconsiderou e reabriu o
ponto de apoio ao embarque e desembarque em Cachoeira do Campo. E
fechou novamente algum tempo depois.
Banda de música perde excursão porque prefeitura falhou
A comunidade de Rodrigo Silva/OuroPreto se
orgulha de sua centenária banda de música, a S.M. Santa Cecília. E
para que ela não perca uma só oportunidade de se apresentar, vale
qualquer esforço. No dia 24 de julho/2005, domingo, os músicos se
esqueceram do frio e se levantaram em plena madrugada, porque a
banda teria que se deslocar às 5 horas para Sabará-MG, onde
cumpriria mais um compromisso. Quanto ao transporte, o mais difícil
para uma corporação musical na hora da excursão, tudo estava
acertado. A prefeitura tinha prometido fornecer o ônibus. Ficou só
na promessa, pois a banda esperou e o ônibus não apareceu.
Mais uma trapalhada contra as bandas de música
Depois de quase dez anos a seco, uma subvenção
no valor de R$5 mil estava programada para cada banda de música do
município de Ouro Preto. O fato ganhou destaque e foi motivo para o
presidente da Câmara Municipal chamar os representantes das bandas
para uma conversa mole em seu gabinete; conversa mole, sim, porque
dela não se aproveitou muito. O próprio vereador chegou a dizer que
a verba poderia não sair, embora se soubesse que os convênios
estivessem em preparação para serem assinados. E como de fato,
poucos dias depois, os diretores de bandas foram chamados à
Secretaria Municipal de Cultura para firmá-los. Anuncia-se agora que
tudo deverá ser refeito porque algo saiu errado na burocracia
pertinente a esses casos.
torneiras secas e jorro de água na rua
Nas festas de fim do ano 2008, donas de casa de
Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG, fizeram tremenda ginástica para
que não se instalasse o caos no ambiente doméstico, mormente nas
residências em que havia visitas, muito comuns por ocasião das
festas natalinas, às vezes coincidentes com férias. Para algumas, a
improvisação salvou, em parte, de situação mais vexatória mediante
coleta de água nas goteira dos beirais. Outras tiveram que
regulamentar o uso do banheiro (descarga e chuveiro), para que se
mantivesse o mínino necessário. Enquanto isso acontecia com a
população, a prefeitura e o Semae (Serviço Municipal de Água e
Esgoto) desperdiçavam água transbordante de um dos seu
reservatórios. Mas esse desperdício, de acordo com vizinhos do
reservatório - localizado à margem do caminho que leva à região da
Marmelada - já acontece há bastante tempo, chegando a fazer barro na
rua na época da estiagem. Às oito horas da manhã de 17 de
janeiro/2009, depois de ouvir denúncia de cidadão indignado com o
desperdício, fomos conferir. Constatamos que a água descartada
pelo ladrão é suficiente para encher outro reservatório em algumas
horas. Clique aqui para a foto . Por que não
adotar sistema que aproveite toda a água chegada ao reservatório?
Enquanto a água é desperdiçada com o
transbordamento de reservatório, dona de casa se sente
envergonhada diante de visitas em sua casa.
Leia seu recado abaixo
RECADO REVOLTADO DE UMA
DONA DE CASA
Mensagem transcrita
ipsis literis , tal como recebida na manhã
de 3 de fevereiro/2009 |
BOA NOITE.
ESTOU ESCREVENDO A VCS PARA EXPRESSAR
MINHA TOTAL INDIGNAÇÃO COM AS AUTORIDADES
COMPETENTES EM REPASSE DE AGUA AOS MORADORES DO
CRUZEIRO, AQUI EM CACHOEIRA DO CAMPO. RECLAMAR
FALTA D´AGUA NÃO VALE MAIS A PENA. NAO AGUENTO
MAIS LIGAR PARA AQUI E ALI ( SEMAE) E
FALAR APENAS COM SECRETARIAS QUE NADA
RESOLVEM. NUNCA SE ACHA ALGUEM RESPONSAVEL PARA
CONVERSAR. RECEBER VISITAS EM MINHA CASA VIROU
MOTIVO DE TORTURA.QUANDO LIGAM COM ANTECEDENCIA,
ARRUMO ALGUMA DESCULPA PARA NÃO RECEBER NINGUEM
EM MINHA CASA. POREM HOJE, VIERAM DE SURPRESA
ALGUMAS PESSOAS PASSARAM A TARDE COMIGO E MEU
MARIDO.
TRAGÉDIA. AGUA NEM PARA BEBER.
BANHEIRO SUJO. CASA CHEIA.. NAO TEM COMO EU
BUSCAR AGUA POR VARIOS MOTIVOS. PRIMEIRO O
AÇUDE FICA BEM LONGE E OUTRA , ESTOU GRAVIDA DE
NOVE MESES. IMPOSSIVEL BUSCAR AGUA. NO FINAL DO
ANO DE 2008 TB FIQUEI COM MUITA
VERGONHA. FIZEMOS UM CHURRASCO AQUI, MAS AGUA
NÃO TINHA. A CASA TAVA CHEIA. O QUE PODEMOS
FAZER? QUE ATITUDE TOMAR? BANHO AQUI EM CASA É
UMA VEZ POR SEMANA, DURANTE OUTROS DIAS TEMOS Q
IR PARA CASA DE PARENTES.
TEMOS QUE FICAR PEDINDO P TOMAR BANHO E
LAVAR ROUPAS EM CASA DOS OUTROS, A AGUA TEM
CAIDO UMA VEZ POR SEMANA DESDE O ANO PASSADO.
E O TANTO QUE CAI NAO É SUFICIENTE PARA
ENCHER A CAIXA. TEM DIA QUE NÃO TEM AGUA NEM NO
FILTRO. HOJE POR EXEMPLO NÃO TEM. TEM MEIO LITRO
DE AGUA NA GELADEIRA SÓ. SE QUISERMOS AGUA PARA
BEBER AMANHA TEREMOS QUE COMPRAR. AGUA PARA
BANHO. NÃO TEM. VOU DORMIR SEM BANHO. PIA DA
COZINHA , CHÃO, BANHEIRO, SÓ VINDO VER COMO
ESTA. E QUANDO MEU BEBE NASCER?NASCE COM
CERTEZA POR ESTES DIAS. COMO SERA MINHA
CASA COM RECEM NASCIDO, SEM AGUA, SUJA,
RECEBENDO VISITAS.....
BOM ESTOU COM MUITA RAIVA HOJE, ISTO NÃO É
BOM PRA MINHA GRAVIDEZ. SÓ QUERO SE VCS PUDEREM
AJUDE- NOS. NÃO É SO EU. FALO TB EM NOME DOS
MEUS VIZINHOS.
PS. A FALTA DE AGUA É FREQUENTE NAS CASAS
PROXIMO AO CRUZEIRO, COMEÇANDO PERTO DO TREVO DO
LEITE .DESDE QUE ELES "CONSERTARAM" O ASFALTO,
COMEÇOU ESTA FALTA DE AGUA. INCLUSIVE TEM UM
BURACO ENORME NA RUA, EM DECORRENCIA DE UM
TRABALHO MAL FEITO. VALE A PENA
CONFERIR. OBRIGADA PELA ATENÇÃO E SE PUDEREM
FAZER ALGUMA COISA, AGRADEÇO A AJUDA. DEPOIS DE
TANTO CALOR E GRAVIDA VOU TENTAR DORMIR SUADA E
SEM BANHO.
BOA NOITE
Assinatura -
Omitimos o nome da dona de casa para preservar
sua intimidad
Segundo recado, recebido dia 4 de fevereiro/2009
AINDA ESTAMOS SEM AGUA..
ÃO ESTOU TRABALHANDO PQ ESTOU DE LICENÇA
MATERNIDADE . FIQUEI O DIA INTERO EM CASA ME
VIRANDO COM A AGUA QUE TIVEMOS QUE COMPRAR.
ALMOÇO? NÃO TEVE. COMI PÃO POIS NAO TEM COMO
LAVAR NADA PARA FAZER O ALMOÇO.
MEU MARIDO CHEGOU EM CASA DO TRABALHO, E SE
QUISER TOMAR BANHO TEREMOS QUE SAIR PEDINDO
ALGUEM EM OUTROS BAIRROS
JANTA? NÃO TEM COMO FAZER. NEM NO FILTRO TEM
AGUA .
COMEREMOS PÃO DE NOVO.
O DESCASO É ENORME.
VEJO MULHERES E CRIANÇAS DESCENDO ATE O AÇUDE
PARA BUSCAR AGUA.
É UM ABUSO. É UM ABUSO.
TODA SEMANA. É RARO TERMOS AGUA AQUI NA RUA
CONSELHEIRO LAFAITE, NO CRUZEIRO EM CACHOEIRA DO
CAMPO.
RECLAMAR? COM QUEM? TODA VEZ QUE LIGAMOS PARA
SEMAE A SECRETARIA AVISA QUE NÃO TEM NINGUEM
RESPONSAVEL PARA ATENDER.
JA LIGUEI HOJE. E OUVI A MESMA RESPOSTA.
FICA DIFICIL NÉ?,,,
COM HOJE JA SÃO TRES DIAS SEM UMA GOTA DE AGUA
AQUI EM CASA.
ISTO DESDE O ANO PASSADO, TEM ACONTECIDO COM
MUITA FREQUENCIA.
TODA SEMANA FICAMOS SEM AGUA.
(assinatura)
...da CEMIG
Há muito que a Cemig estava a merecer pauladas
na moleira, mas a coisa ficou de lado, num
relaxamento até comprometedor do responsável por
este veículo, que tem criticado outros setores,
órgãos e instituições, por comportamentos até
menos perniciosos. Em direção oposta à posição
de destaque entre suas congêneres, proporcionada
por técnica e tecnologia avançadas, a relação da
Cemig com seu público consumidor entrou em
franco declínio.
Tudo começou quando, a título de economia, a
Cemig trocou o atendimento pessoal, cara a cara
entre funcionário e consumidor, pelo atendimento
virtual, enquanto terceirizava grande parte dos
serviços, reduzindo assim sua eficiência na
ponta do consumo. Critério de corte de energia
foi mandado às favas, podendo o desligamento
ocorrer logo ao vencimento da segunda conta
quanto ao acúmulo de até sete em débitos
consecutivos; não atendimento a chamadas para
averiguação de violação de medidor e possível
furto de energia; agência virtual em pane
constante, inviabilizando emissão de segundas
vias de contas não recebidas pelo correio,
especialmente de consumidores da área rural;
demora na troca de lâmpadas da iluminação
pública, mesmo depois de reclamadas por
consumidores; apagões repetidos ao longo do dia.
Mas o cúmulo da prepotência, desrespeito e
injustiça com o consumidor deu-se no período de
8 a 16 de janeiro/2010. Em imóvel com duas
moradas e duas instalações distintas do padrão
CEMIG, a empresa deixara de cobrar deste 2 de
julho/2009 até 2 de janeiro/2010, sete contas,
portanto, do consumidor “B”.
No dia 8 de janeiro, preposto da empresa
compareceu ao imóvel e efetuou o corte de
fornecimento do consumidor “A”, do qual havia
apenas duas contas em débito, uma das quais
desconhecida por ele, pois se tratava de consumo
anterior à sua entrada no imóvel, cuja fatura
não chegou ao endereço indicado. O consumidor
“A”, prejudicado, entrou em conta com a CEMIG,
para se informar sobre o motivo do corte.
Foi-lhe dito que teria de pagar as contas
atrasadas. Como tinha consciência de apenas um
débito, vencido dia 2 de janeiro/2010, o “A”
consultou pela internet, tomou conhecimento do
débito anterior e pagou imediatamente, por
intermédio de casa lotérica. No retorno, por
telefone, à CEMIG, esta o intimou a também pagar
as contas do consumidor “B”, porque as duas
instalações estavam em nome de terceira pessoa,
o proprietário do imóvel. Mesmo discordando de
tal procedimento, todas as contas, das duas
instalações, foram efetuadas no mesmo do corte,
8 de janeiro/2010, destacando que as contas do
consumidor “B” foram pagas “on line”.
No atendimento “on line” foram destacados os
erros da CEMIG: acúmulo de sete faturas do
consumidor “B” e corte do fornecimento ao
consumidor “A”. Em vista disso, solicitou-se
religação imediata, mas o atendente se recusou a
atender ao pedido. Frustrado o contato por
aquele serviço de atendimento, mensagem e anexo
com comprovantes do pagamento foram enviados à
ouvidoria da CEMIG. Nenhum retorno aquele setor
deu à mensagem. Será mesmo que ouvidoria existe?
Sem resultados nos contatos com a empresa,
recorreu-se ao Procon. Nem mesmo a este órgão a
CEMIG deu ouvidos, persistindo em suas
exigências como se toda a culpa do imbróglio
coubesse ao consumidor cortado do sistema de
fornecimento de energia elétrica. O consumidor
“A”, prejudicado, teve que se deslocar a vinte e
dois quilômetros para apresentar à CEMIG, os
comprovantes de pagamento efetuado quatro dias
antes.
Apresentados os comprovantes, a empresa informou
que a religação seria feita depois de quarenta e
oito horas. Mas, por que ainda esperar quarenta
e oito horas, se provado que o pagamento foi
feito no mesmo dia do corte de energia, ou seja,
quatro dias antes?
Com mais essa exigência a CEMIG demonstrou
considerar mais importante suas regras, válidas
para o consumidor incurso em irregularidades, do
que ouvi-lo quando vítima inocente das mesmas. O
consumidor tem razão, mas vai preso assim mesmo!
No Brasil tem sido assim: o errado é que está
certo.
Diante da prepotência “cemiguiana”, a
alternativa seguinte foi o registro da
ocorrência na Polícia Militar: BO 0013959.
Pensava-se que, depois de tanto abuso de poder
contra o consumidor, a CEMIG cumpriria o prazo
de quarenta e oito horas e religaria a
instalação no dia 14 de janeiro, mas ela queria
pisar um pouco mais. Multiplicou as quarenta e
duas horas iniciais por dois e só religou às
10h00 do dia 16 de janeiro. Por que a CEMIG age
desta forma? Simplesmente porque não tem
concorrente e nem condições de entrar segunda
empresa do gênero no mesmo espaço. Por enquanto
não existe tecnologia para transmissão sem fio
de eletricidade. No dia que houver, a CEMIG
cairá do cavalo!
|
|
... da vereadora Crovymara Batalha (novembro de 2006)

O informe acima da vereadora Crovymara
Batalha, publicado em vários jornais da região, não passa de
demagogia barata, badalação à lei que se cumpre ou se pretende
cumprir em instâncias superiores, ao contrário do que acontece em
Ouro Preto, onde o Estatuto do Idoso continua sendo atropelado pela
própria Lei Orgânica, cujo artigo 184 parágrafo 4º limita o número
de viagens gratuitas para os maiores de 65 anos:
"No transporte coletivo interdistrital e
entre os distritos e a sede do Município, a gratuidade estabelecida
no parágrafo 3º ficará limitada a 4 (quatro) viagens mensais por
pessoa, com 2 idas e 2 voltas". A vereadora, para cumprir
bem seu papel, deveria estar batalhando pela derrubada dessa
excrescência da Lei Municipal. No município de Ouro Preto, os
maiores de 65 anos, só gozam da gratuidade no transporte coletivo
urbano, pois no semi-urbano (que interliga os distritos e a sede
municipal) pagam pela viagem como qualquer outro usuário.
Obs. acrescida em 21.03.08 - Somente no segundo
semestre de 2007 o direito dos maiores de 65 anos passou a ser
respeitado também no transporte coletivo semi-urbano, ou
interdistrital
... do Lula e do
PT
À medida que petistas se familiarizam
com o poder, mais incoerentes se revelam em relação ao que diziam e
pregavam nos tempos de oposição. O "esqueçam o que escrevi", tão
criticado em FHC, repete-se a todo momento no governo do Lula. Tão
ciosos do que pregavam e críticos ferozes ao menor deslize de quem
detinha o poder, que dificilmente se imaginaria, algum dia, uma cena
como a most rada
pela foto: o presidente da República, petista, (e equipe) vestido
como garoto-propaganda e a serviço de marca comercial estrangeira.
Tudo ao contrário do que reza o catecismo das esquerdas! Tal tipo de
propaganda, independente de qual seja a origem da marca, é o cúmulo
da exploração da individualidade em proveito do mercado. No cidadão
comum já é uma excrescência. Na figura do presidente da República
sugere subordinação do país aos interesses da marca focalizada e
contraria toda a ética da qual deve estar imbuído o estadista.
Engraçado é que até agora (15.03.05) mais ninguém se pronunciou
sobre o fato acontecido dia no último dia 12. Como aconteceu em
futebol, fator de alienação nacional, o fato não chamou
atenção
Foto extraída do jornal "Estado de Minas
-
edição de 13.0305
...do
fabricante de cigarros
O cinismo da Philip
Morris, fabricante de cigarros, não tem limites quando se trata de
ganhar dinheiro. Segundo Gordon Fairclough, repórter do The Wall
Street Journal, aquela empresa está distribuindo, na República
Checa, um relatório no qual se conclui que mortes prematuras,
provocadas pelo vício ajudam a equilibrar os gastos médicos. O
relatório conclui que "a morte prematura de fumantes fez
com que o governo checo economizasse entre US$23,8 milhões e US$30,1
milhões no sistema de saúde, aposentadoria e moradia de idosos em
1999". É difícil de acreditar, mas a matéria é bem clara e
foi publicada na página do "The Wall Street Journal
Americas" no jornal "Estado de Minas" - sob os
auspícios da Dowjones - edição do dia 16 de julho de 2001. Para ler
o recorte do citado jornal clique AQUI
...da ECT
Enquanto o governo
ocupa páginas inteiras de jornais para alardear realizações entre
as quais destaca o controle sobre a inflação, um dos seus
tentáculos, justamente da área das comunicações, pratica um
assalto ao bolso dos usuários de serviços públicos. A Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos impõe violenta majoração das
tarifas postais, no momento em que a população sofre os efeitos do
racionamento de energia elétrica, padece por falta de emprego e de
perspectivas quanto ao futuro. O setor privado é penalizado pois a
própria concorrência impede a majoração de preços, mas o governo
continua livre para impor tarifas ao bel prazer. Onde está a
coerência governamental? Impõe restrições à sociedade com a
desculpa de impedir o retorno da inflação, mas, ele próprio não
faz o nos manda fazer. Os diversos tipos de serviço postal sofreram
majorações que variam de 17 a 190,9%, de acordo com a nova tabela,
que entrou em vigor dia 12 de julho/01. A carta simples, até 20
gramas, saltou de R$0,27 para R$0,40 (aumento de 48,1%);a comercial
sofreu menos, passando de R$0,40 para R$0,55 (37,5%). Como sempre, o
porte mais penalizado foi o que se refere a informação, educação e
cultura: material impresso. De 20 a 1000 gramas, a majoração chega a
quase 200% Para comparar partes das tabelas em questão clique. AQUI
Tabelinha salgada e "apimentada" sô!
...dos movimentos
radicais, anti-democráticos e intranqüilizadores
O mês em curso,
julho/01, tende a ficar na história como o mês das rebeliões nas
polícias (civis e militares) em vários estados da federação. A
população baiana conheceu de perto o caos decorrente da total
ausência de segurança. Em Alagoas, o movimento tende à
radicalização, e, no Paraná são as mulheres de policiais militares
que chamam a atenção. Em Tocantins teve início o atual clima dentro
das forças de segurança. Os "perueiros" repetem em Belo
Horizonte o que já fizeram em outras capitais. Também aumentam os
casos de fuga ou tentativas de fuga em massa dos presídios. Túneis
sofisticados são construídos, com colaboração externa, ligando
penitenciárias à rua. Curiosamente, o MST saiu da mídia. Não se
tem notícia de invasões recentes. O que
estará acontecendo?
...dos deputados à
Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Mesmo que, em Minas,
nenhum trabalhador estivesse desempregado; nenhuma dificuldade o
cidadão tivesse ao procurar o serviço público de saúde; nenhuma
criança estivesse fora da escola; nenhuma pessoa estivesse morando na
rua; nenhuma região estivesse manchada pela miséria; mesmo que a
economia estivesse às mil maravilhas;mesmo que o salário mínimo
fosse suficiente para manter uma família de quatro pessoas; mesmo que
os deputados comparecessem a todas as sessões legislativas; mesmo que
eles cumprissem com todas suas obrigações; mesmo que não mentissem
e cumprissem todas as promessas de campanha; mesmo que não fizessem
da política uma coisa sórdida, da qual o cidadão de bem procura se
afastar; mesmo que tudo isso fosse verdade, e, este estado fosse o
céu, governado por Jesus Cristo, ainda assim seria imoral um deputado
receber 60 mil reais mensais (no mínimo) para exercer seu mandato. E
tenho
dito!
... do Banco Itaú
O direito dos
clientes de banco corre perigo diante da pretensão dos banqueiros que
querem escapar do Código dos Direitos do Consumidor. Pedido nesse
sentido está nas mãos do
presidente do Supremo Tribunal Federal e, se o lobby financeiro é
forte, a pressão da sociedade não tem deixado por menos, sob a
iniciativa do jornalista Aldo Novak do site www.relatorioalfa.com.br
. Mas, nunca se sabe, pois a corda costuma partir-se no lado mais
fraco! Os banqueiros argumentam, com o apoio do deputado Delfim
Neto e com o Banco Central de joelhos, que eles não devem se subordinar
ao CDC. Em substituição a este elaboraram outro específico e
nitidamente favorável a eles. Praticamente todas as garantias que o
consumidor tem diante dos bancos com o CDC tendem a desaparecer. Se com
o CDC os bancos pintam e bordam com o público, imaginem o que não
farão sem o controle do CDC. Cachoeira do Campo é o maior distrito em
população do município de Ouro Preto, contando com quase 10 mil
habitantes, sem falar nos 6 outros distritos cujos habitantes têm de
passar por Cachoeira para chegar até Ouro Preto, a sede municipal. Pois
bem, o Banco Itaú ao adquirir o BEMGE, fechou o PAB de Cachoeira do
Campo e instalou em seu lugar um caixa automático. Acontece que ele
fica mais encrencado do que a funcionar. Há cerca de 15 dias (esta nota
foi escrita aos 09.02.02) que a geringonça não faz nada, obrigando
clientes, funcionários públicos (municipais e estaduais) e
"beneficiários" do INSS ao deslocamento até a sede
municipal. Ao invés de trocar a máquina, que deve ter sido recuperada
do "ferro-velho" (note-se que ela é ainda daquelas que não
aceitam depósitos em dinheiro, só em cheques), o banco manda técnicos
que fuçam, fuçam e nada consertam! O cacareco continua empacado!
A clientes que reclamam ou procuram explicação para o fato, a
gerência de Ouro Preto tem dito que o problema é da Telemar, que a
conexão "on line" é ruim!
Seis dias após a
publicação da nota acima, o caixa eletrônico do Itaú continua
do mesmo jeito. Ontem e hoje (15.02.02), técnicos estiveram a
"fuçar" na máquina.
Até que enfim, no
dia 18.02.02, a geringonça voltou a atender a clientela. Até quando?
Aguardemos.
Confirma-se o dito
popular segundo o qual "alegria de pobre dura pouco". Dez
dias após o conserto, a arapuca eletrônica do Itaú emperrou de
novo. Até ontem, 27.02.02, ele funcionou. Teremos que trocar de
banco? Se o Itaú não trocar a máquina...
Desde fevereiro,
não registrávamos nenhuma nota crítica em relação ao caixa
eletrônico, mesmo não estando ele em funcionamento a contento. E na
semana passada teríamos retirado esta seção da web, se não fosse
outro empacamento geral do "bicho". Por mais de uma semana,
o caixa ficou como um simples adorno à Praça Coronel Ramos,
onde se localiza. Somente anteontem, 23 de maio/02, puseram a coisa a
funcionar novamente. Esta nota continuará na web por mais 30 dias e,
só será retirada, se não houver nenhuma interrupção drástica no
funcionamento durante o mesmo período. Em caso contrário, este
espaço de crítica será mantido e ampliado.
Depois da úlima
"fuçação" a arapuca eletrônica do Itaú só funcionou
dois dias, pois, no dia 25 ela estava empacada outra vez. E no dia 26,
nem a porta se abria. Não obtive sucesso ao tentar abri-la e
testemunhei a tentativa de vários clientes, que necessitavam realizar
alguma operação no caixa.
Funcionou
posteriormente por poucos dias. Hoje, 02 de junho/02, o monitor da
máquina apresenta a legenda "fora de comunicação". Com
essas paralisações, o prazo de 30 dias deixa de existir. Quousque
tandem?
Desde o dia 2 de
junho o caixa comportou-se como vagalume: acendendo e apagando. A
tranqueira foi desmontada algumas vezes, mas teima em desobedecer aos
técnicos e fazer raiva aos usuários. (data desta nota: 07.06.02
Informa-se que na
semana passada, o "miolo" da máquina foi trocado e que
agora não mais haverá problemas. Contudo, o modelo ainda é o mesmo,
pois continua a não receber depósitos em dinheiro. Vamos aguardar,
para comprovar que a troca tenha efeito favorável aos
usuários.
Gostaríamos que a
crítica ao banco responsável pelo caixa eletrônico se situasse
dentro do bom senso e respeito, não só ao estabelecimento, mas
também a toda a comunidade. Entretanto há "espíritos de
porco" que primam pelo destaque na condição de inimigos do bem
comum. Enquanto reclamamos contra o mau funcionamento do equipamento e
cobramos do banco uma solução, vândalos contribuem para que a
situação se perpetue. Atos de vandalismo não condizem com o direito
de reclamar. Destruição não melhora a situação dos usuários que
se sentem prejudicados. O uso das instalações do caixa eletrônico
como latrina, conforme aconteceu no início desta semana (dia
17.06.02), não condiz com o grau de civilidade da comunidade
cachoeirense. Reclamamos e cobramos do Bando Itaú a manutenção de
melhores serviços, mas não podemos compactuar com atos de
vandalismo, por mais transtornos que o equipamento nos tenha causado.
(as duas últimas notas foram inseridas dia 20.06.02)
Por mais de um mês
deixamos de inserir notas neste espaço dedicado ao Banco Itaú. O
"recesso" deve-se ao fato de o banco ter providenciado a
troca do "miolo" do equipamento reclamado. Depois de
efetuada a substituição, os problemas deixaram de existir,
provando-se desta forma que tínhamos razão nas reclamações. Não
era problema de conexão e nem somente de vandalismo como tentaram
argumentar. O vandalismo, infelizmente, existe, e em todo lugar, mas
ele atinge principalmente a parte física do equipamento (hardware), a
maioria das vezes sem comprometer o funcionamento da máquina. O caixa
eletrônico voltou a funcionar regularmente, mas outra maldade estava
reservado aos usuários de Cachoeira do Campo; e, desta vez,
intencional. O caixa que não recebia depósitos em dinheiro, também
não mais recebe em cheque. Consultada a gerência da agência (1472),
foi-nos dito que é política interna do banco. Para qualquer
depósito, o cliente deve agora se dirigir a Ouro Preto. (nota
inserida no dia03.08.02)
Durante algum tempo
o caixa eletrônico funcionou mais ou menos, mas em dezembro voltou a
empacar sistematicamente. Funcionários do Estado, já cansados da
lenga-lenga do 13º salário, finalmente tiveram o dinheirinho
depositados em suas contas. Só que, em Cachoeira do Campo, quem quis
sacar o seu teve que se deslocar até Ouro Preto. A geringonça está
enguiçada ainda. (nota inserida dia 28.12.02)
Desde a última
sexta-feira, 31.01.03, que o caixa eletrônico embirrou e não libera
qualquer saque. Muitos clientes que precisavam de dinheiro para o fim
de semana ficaram sem ele, ou recorreram a cidades próximas. Hoje, à
tarde, a geringonça foi desmontada mais uma vez. Ainda não sabemos
se voltou a funcionar. (nota inserida na noite de 03.02.03)
Há poucos dias, a
arapuca eletrônica do Itaú resolveu não se abrir. Nem com reza
brava a porta se abriu. Clientes ficaram como quem morre de sede ao
lado da fonte (nota inserida dia 02.05.03).
Há mais de um ano
não se faz registro quanto ao funcionamento da "arapuca"
eletrônico do Itaú em Cachoeira do Campo. Pois bem, hoje, 06.09.04,
precisamente às 16h10, vários clientes do banco ficaram frustrados
com a falta de dinheiro na geringonça. A "coisa" já não
aceita depósitos há muito tempo! Agora, não tem dinheiro também
para saques. Para que serve então?

O Itaú empurra os clientes com a barriga e ainda
põe a culpa na Telemar

Este
cartaz improvisado estava afixado na porta dia 25 de maio, antes
da tapeação que o pôs a funcionar durante dois dias. O cartaz
diz: "Tem de tirar esta porcaria daqui" clique
na foto para vê-la ampliada |
Bonitinho, mas, ordinário o caixa eletrônico do
Itaú em Cachoeira do Campo. Ao invés de servir ao povo, serve ao
proprietário do imóvel, que não deixa de ser pago pelo aluguel.

E
o banco ainda faz propaganda enganosa, dizendo que podem ser feitos
depósitos em cheques ou mesmo em dinheiro, em qualquer um dos
seus caixas eletrônicos. ESTE CAIXA SÓ ACEITA DEPÓSITOS EM
CHEQUES.
Aceitava! Agora nem cheque!
|
Quem pensa, que se encerraram os
problemas oferecidos pelo caixa eletrônico Itaú em Cachoeira do
Campo, se enganaram. A geringonça continua do mesmo jeito. Funciona
por um dia e fica enguiçado por cinco. Funcionários estaduais,
aposentados e pensionistas, que recebem por intermédio do Banco
Itaú, têm que se deslocar a Ouro Preto ou Itabirito. Ainda ontem,
várias pessoas que precisavam dos serviços propostos pelo banco por
intermédio daquele terminal voltaram frustrados para casa. Hoje,
29.02.04 (pela manhã), o caixa está a funcionar normalmente. Vamos
ver por quantos dias ele trabalha, sem entrar em "crise".
Depois aporrinhar
usuários com seus defeitos e períodos ociosos, parece que agora o
caixa eletrônico Itaú acabou de vez. Desde o 18 de outubro (esta
nota foi escrita no dia 8 de novembro/2004) que o caixa eletrônico
se resume na carcaça vazia. Desta vez foi furto e vandalismo. Na
noite de 18 de outubro, a máquina teve os equipamentos furtados. E o
que não foi furtado restou danificado.
Voltamos a
apontar falhas do caixa eletrônico Itaú em Cachoeira do Campo. Hoje,
4 de fevereiro de 2005, vésperas de carnaval, precisamente às 16h30,
a geringonça não funcionava. Funcionários públicos estaduais, cujo
pagamento foi hoje liberado, voltaram frustrados para casa. Que
quiser dinheiro, que vá a Ouro Preto ou Itabirito. E para mais
irritar, a tela do monitor apresentava tela com mensagem em inglês.
Parece até deboche! Veja a
FOTO
Um ano e meio sem
críticas ao funcionamento do caixa eletrônico Itaú! Dá para pensar
que ele passou a funcionar normalmente. Mas não é bem assim. Só não
temos tido oportunidade de testemunhar, ao vivo e em cores, ou como
diriam outros, com os nossos próprios olhos, pois só usamos a
geringonça esporadicamente. Reclamações temos recebido aos montes,
mas não queremos criticar com base em reclamações de terceiros.
Hoje, 14 de julho de 2006, (aniversário da Queda da Bastilha),
sexta-feira, dia de saques para os gastos de fins de semana, uma
fila havia diante daquela coisa. Mas, ela estava inerte, apagada,
sem sinal de vida... quer dizer, de dinheiro! O telefone da
geringonça foi usado por diversas pessoas. A funcionária informou
que teria de mandar um técnico. Mas, até à tarde, esse técnico não
pareceu.
...do Banco do Brasil
Parece que o Banco
do Brasil não quer pessoas idosas e/ou com problemas de locomoção.
Se respeitasse pessoas idosas e/ou com problemas de locomoção, a
agência Ouro Preto não teria transferido o atendimento ao público
para o segundo piso. Sem falar nos deficientes físicos, que ficaram
impedidos de chegar aos caixas do BB/OP, o que fizeram com pessoas com
dificuldade para subir e descer escadas foi uma crueldade. Mesmo
quanto ao uso por pessoas ditas normais, a escada peca por falta de
segurança. Para que a borda de um degrau não se confunda com o
degrau abaixo, recomenda-se que ela seja destacada por uma tarja
escura. Sem o referido destaque, qualquer pessoa corre o risco de
pisar em falso e rolar pela escada.
...do padre que nem
mais é pároco
O padre Geraldo
Martins Dias, ex-titular da paróquia Nossa Senhora de Nazaré
(Cachoeira do Campo) e capelas afiliadas, pisou na bola durante
realização da procissão de Corpus Christi, dia 30.05.02, no
distrito de Glaura, carinhosamente também chamado de Casa Branca.
Presente a Sociedade Musical União Social, banda de música convidada
pela comunidade, esta foi impedida pelo citado padre de executar o
Hino Nacional Brasileiro, conforme reza a tradição na região,
durante as bênçãos do Santíssimo Sacramento ministradas durante o
cortejo processional. Em anos anteriores seu comportamento em
relação ao momento de execução do símbolo pátrio fora objeto de
observação. No mínimo, ele era indelicado, por não aguardar a
execução musical. No ano passado ele limitou as execuções do Hino
ao início e término da procissão. Nesta ano, pisou no direito de a
banda executá-lo e no dos fiéis de ouvi-lo. Ele confunde alhos com
bugalhos. Tem o Hino Nacional e a Bandeira como símbolos do governo
ao qual faz oposição. Já não se fazem padres cultos, respeitosos
para com a cultura e costumes locais, como antigamente.
...da Fiat Automóveis
A Fiat Automóveis, montadora italiana com unidade fabril em Betim-MG
transformou em briga e pendenga jurídica uma simples questão de
consumidor insatisfeito com o atendimento daquele empresa no processo de aquisição de produto.. Depois de ser enrolado pela
empresa quanto à justa reclamação, Maritônio Barreto de Almeida
colocou no ar um site sarcástico, que conta o seu drama. Em setembro do
ano passado, Maritônio Barreto de Almeida, que é jornalista e professor
universitário, residente em Campo Grande-MS, deu R$15.500,00 como parte
de pagamento pela compra de um Fiat Stilo 1.8 e 16 V, no valor de
R$42.600,00. Diz Maritônio que quase dois meses se passaram sem que
qualquer retorno a Fiat desse às suas tentativas de diálogo, por meio
de telefone, fax e e-mail. Irritados com o site, os dirigentes da Fiat
tentaram, extrajudicialmente, retirar o site do ar, mas o provedor de
hospedagem não concordou com as exigências. Em vista disso, a empresa
ajuizou ação cautelar em Betim-MG e acatado o pedido, a Justiça
determinou o cancelamento do domínio "maritonio.com.br".
Depois disso, Maritônio abriu dois novos domínios-espelho, um nos
Estados Unidos (www.maritonio.com) e outro no provedor gratuito HpG
(www.maritonio.hpg.com.br). Novamente a Fiat foi rápida e conseguiu a
retirada dos sites do ar. Se o caso tivesse relatado à boca pequena,
sem a divulgação alcançada na web, dificilmente alguém daria
crédito. Durante 51 dias, um consumidor ser desprezado, não receber o
produto adquirido e nem respostas às reclamações é dose cavalar! Se,
do outro lado da linha, está a toda poderosa Fiat Automóveis, aí
então é que difícil de acreditar. Contudo, o caso está relatado com
todos os detalhes, incluindo-se a "gozação" que o Maritônio
faz com referência aos anúncios do veículo em questão, no www.relatorioalfa.com.br/fiat
site de responsabilidade do Aldo Novak, jornalista investigativo
especializado em por para fora o que não deixam chegar às páginas dos
jornais e à televisão. O mesmo site retirado do ar por meio de ação
judicial acha-se reproduzido no do Aldo Novak . Do lado do consumidor
com a Fiat temos o desrespeito desta para com aquele, chegando a
reclamar na Justiça, quando lhe cabia pedir desculpas ao cliente,
ouvi-lo e atendê-lo. Do lado da Fiat com a Justiça, temos o
desrespeito à Constituição da parte da autoridade judiciária,
cassando o direito do justo protesto e o da livre expressão. Bom, é
melhor você ouvir o relato da própria vítima, clicando em www.relatorioalfa.com.br/fiat
Mais um capítulo
da novela da Fiat se desenvolve. Depois de retirado o site de
Maritônio do ar em 20 de janeiro, o diretor de Comuunicação
Corporativa da empresa fez contato com Maritônio, manifestando
interesse em se inteirar do caso e buscar uma solução que atendesse
as partes. No dia 22 de janeiro o citado diretor, Sr. Marco Antônio
deslocou-se a Campo Grande-MS para se encontrar com Maritônio. Ao se
iniciar a coversa, Maritônio confirmou as exigência já colocadas no
ar, ou seja, ressarcimento dos prejuízos e doação de um veículo
para uma instituição de caridade. O diretor respondeu que
ressarcimento em dinheiro e doação de um veículo não seria aceito
pela empresa. Maritônio fez então nova proposta: que a Fiat
implementasse em Campo Grande, até março deste ano, o seu programa
social, voltado a estudantes do ensino fundamental, denominado
"Você Apita". Como ressarcimento pelos prejuízos o
representante da Fiat ofereceu um veículo Stilo Abartth zero
Km, em troca do carro de Maritônio (um Peugeot 307). Maritônio
considerou razoável a proposta que o atendia quanto ao ressarcimento,
atendia à empresa com a retirada do protesto, e a comunidade seria
agraciada com o programa social da Fiat. Mas, logo em seguida veio
outra bordoada da Fiat. Ela exigiu que Maritônio não voltasse a
falar do episódio em sua relação com os internautas. O
descumprimento resultaria em multa diária de R$10 mil. E isso
MariTõnio já havia prometido: daria conta de todo o desenrolar dos
fatos aos que lhe deram apoio moral. Diante disso, a discussão voltou
à estaca zero. Como na maioria das contendas a questão se resume em
dinheiro, a Fiat entendeu que tudo acabaria em sorrisos da parte do
Maritônio que receberia um carro que atenderia seu sonho de consumo e
o compensaria pelos gastos no episódio. Só não contava com a
ética desse consumidor, que mandou às favas a proposta indecorosa.
Diante disso, Maritônio está com seu site www.maritonio.com.br
em protesto contra o comportamento da Fiat.
...da Vale do Ouro
A concessionária
de transporte coletivo, Vale do Ouro, anunciou que colocaria um
ônibus a cada 30 minutos, dia 15 de agosto/05, entre Ouro Preto e o
distrito de Antônio Pereira, para servir aos que participam de
tradicional festa religiosa, ali celebrada naquele dia. De acordo
com reclamações ouvidas, não foi bem isso que aconteceu. Muita gente
perdeu tempo nos pontos de embarque, pois os veículos não passaram
de acordo com a freqüência anunciada. E ao contrário de anos
anteriores, quando filas previamente organizadas facilitavam o
embarque de passageiros para o retorno a Mariana e a Ouro Preto,
neste ano uma multidão se postou à beira da rodovia, sem qualquer
orientação. Depois da confusão formada, administrador da
concessionária tentou, aos gritos, resolver o problema. À chegada do
primeiro veículo, iniciou-se tumulto para o embarque com
empurra-empurra. Nada de grave aconteceu porque alguém pediu a
intervenção de policiais militares, que se encarregam do trânsito.
Veja mais reclamações contra a
concessionária
AQUI
.jpg)
Bastariam duas placas
indicativas nas esquinas da rua cortada pela rodovia, para
que os romeiros se organizassem em filas |

Mas, o funcionário da Vale do
Ouro preferiu tentar resolver o problema, no grito, depois
de estabelecida a confusão |
.jpg)
famílias inteiras,
incluindo-se crianças pequenas, ficaram à mercê do "salve-se
quem puder" |
.jpg)
Idosos também sofreram com a
confusão |
VOLTAR
|